História

A nossa história de forma cronológica

emblema1895

 

1895  (Junho) Formação da Comissão Instaladora constituída por 14 elementos
Aprovação em Assembleia Geral dos primeiros Estatutos
1895 (Agosto) No dia 07 de Agosto, o Governo Civil da Guarda, sendo Governador o Sr José Joaquim Sousa Cavalheiro (bacharel em direito), aprova os estatutos.
Adopta o nome de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Sabugalenses
1935

Criação do primeiro Corpo de Bombeiros legalizado, ou pelo menos de que se encontra registo. Entre 1895 e 1935, terá havido bombeiros e actividade, mas não havendo tutela, não terá havido registo.
Aquisição de um carro escada (manual) e de uma bomba manual em carroça
 

carroça

 

1948 Assinatura de contrato com Guilhermino da Silva, para a construção das garagens que se mantiveram até à construção do actual quartel.
Presidente: Dr Luís Coelho Morais
Vice Presidente: Dr Raul Batista Monteiro
Sede: Praça da República
Comandante: Dr Moreira
 
1950 Aquisição da primeira ambulância
1962 Início de uma reforma estrutural, com eleições e entrada como tesoureiro do Sr António Maria Rodrigues que seria uma das pessoas mais influentes na Associação 
1963 Reforço do Corpo de Bombeiros com a inscrições de novos aspirantes, entre os quais o actual Comandante no Quadro de Honra Sr António Alves Gonçalves (como motorista auxiliar), entre muitos outros
1965 Aquisição de uma viatura de incêndio (Bedford) que se manteve activo até 1990
1968 Alteração aos estatutos, com alteração do nome para ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO CONCELHO DO SABUGAL, por uma Comissão revisora constituída por nomes sonantes da época cujas assinaturas se reproduzem abaixo:
 assinaturas estatutos

 

1970 Adjudicação inicial da construção do actual quartel
1982

Agosto, 7 – Inauguração do quartel actual, com a presença do Ministro da Administração Interna Dr Ângelo Correia, que logo nesse dia constatou o que depois se tornou evidente, ao dizer que o edifício poderia ser qualquer coisa, mas dificilmente um quartel de bombeiros.

Inauguração Quartel

 

1985 Janeiro,9 – Eleições, com duas listas a sufrágio: Uma foi excluída por falta de membros e a segunda foi eleita após ser completada com dois sócios que se encontravam na assistência: Luís Carriço (actual Presidente da Direcção) e Romeu Bispo que viria a abandonar em Junho seguinte.
1986

Outubro, 6 – Participação do Corpo de Bombeiros no I grande prémio de atletismo para bombeiros, integrado no Congresso de Cascais, tendo obtido o 1º lugar por equipas na categoria de cadetes e o 5º na geral por equipas. 
Correram:
José Augusto Bispo (seniores)
Joaquim Bispo
Jesus Franco Alexandre
José Figueiredo

Outubro, 10 – Reunião de Direcção por demissão do Presidente António Joaquim Lopes Fernandes e nomeação para presidente de Luís Carriço, que terminaria o mandato.

1992 V acampamento da Juventude do Distrito da Guarda, realizado na Colónia Agrícola de Martin Rei; Teve pela primeira vez cadetes exteriores ao Distrito da Guarda, e também pela primeira vez se juntou ao Encontro dos bombeiros no quadro de honra, (III encontro nacional) juntando no domingo no Sabugal mais de 1000 visitantes, entre os quais o secretário de Estado da Administração Interna Dr Carlos Encarnação.
1994 Alteração aos estatutos, publicados em 1995
1995

ANO 100
Simpósio “fogos urbanos em centros históricos” integrados nas comemorações dos 600 anos dos bombeiros em Portugal, e que contou com a presença do Ministro da Administração Interna Dr Dias Loureiro e cerca de 250 participantes

Jogos Florais “Poesia , Prosa e Desenho”

Agosto, 6 – Comemoração do centenário, com a presença de várias individualidades da tutela dos bombeiros.
Secretário de Estado da Administração Interna  Dr Carlos Loureiro.

Condecorações:
Medalha de mérito, concedida por Sª Exª o Presidente da República (Dr Jorge Sampaio) e recebida em cerimónia oficial na sala do Senado da Assembleia da República.
Louvor, pelo Serviço Nacional de Bombeiros
Crachá de Ouro, da Liga dos Bombeiros Portugueses

2009 Escritura de alteração de Estatutos, adequando-os à nova legislação.
2010

7 de agosto, Visita de Sua Exº o Secretário de Estado da Protecção Civil, Dr Vasco Franco, que levou à publicação de legislação que permite ao Sabugal fazer ampliação do quartel em terreno não contíguo a este. 

Assinatura da escritura de cedência, por 100 anos, do terreno onde se implantarão as novas instalações.
Candidatura a aguardar nova abertura, já que não foi possível na altura por questões de calendário.

2010 Foi homenageada pela Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (em conjunto com o Município de Sabugal), na I Gala Distrital de Bombeiros, pela rapidez e eficácia da organização.
   

 

carro velho carro velho 1 carro velho 2