Passar para o conteúdo principal

Faleceu o Comandante TONI

Nasceu a 8 de setembro de 1928, de seu nome António Alves Gonçalves.

Tem registo de entrada no Corpo de Bombeiros de Sabugal em 25 de abril de 1963, como auxiliar motorista, tendo atingido o posto de Bombeiro de 1ª em 30 de maio de 1970.

Foi nomeado Comandante em 13 de julho de 1979 depois de ter passado pelos cargos de ajudante (5/75 a 5/78) e 2º Comandante desde maio de 1978.

Deixou o ativo no Corpo de Bombeiros em 25 de abril de 1988, por passagem ao Quadro de Honra.

(Dados retirados da ficha constante no RNBP)

O Comandante Toni, assim me lembro de ser conhecido, não só no Sabugal, mas a nível distrital e nacional (embora na Federação Distrital não constem registos disso, mas recordo-me de ele ser Delegado de Comandos à Assembleia de Delegados, o equivalente ao atual Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses), foi uma peça importante, senão a principal, na reorganização do Corpo de Bombeiros após os tempos conturbados da revolução, bem como na construção do quartel na Avenida dos Bombeiros.

À Esposa e às filhas (também elas bombeiras integrantes do Corpo Feminino que o próprio criou em 1980) a Associação apresenta sentidas condolências.

Descanse em paz

Nota: Neste momento ainda não há dados sobre a hora ou local do funeral, que, atendendo às circunstâncias deverá ser limitado.