Mensagem

Recordo-me de, nos anos 80, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Sabugal, dizer numa alocução de uma qualquer cerimónia que “a adesão de Portugal à CEE, apresenta aos Bombeiros desafios que temos que aprender a resolver…”. Porque à data (não recordo se foi antes ou depois da citada adesão formal) o conhecimento do “povo em geral” a que nós pertencemos sobre o que nos proporcionaria a a tão esperada adesão, era quase nulo, não sei se referia a uma qualquer premonição sobre o futuro, ou se, estudioso mais atento, tinha realmente mais conhecimentos que a maioria do cidadão comum.

Também na mesma época, e a propósito de um antepassado dos computadores que eu tinha no gabinete (um Amstrad de 1 disquete e sem disco rígido que havia de aparecer mais tarde) quando na reunião se lhe perguntava algo sobre a actividade ele respondeu algumas vezes “Não tem aí no computador?”; E lá passava eu algum tempo a tentar explicar que o computador só sabia o que lhe diziam, isto é, só lá tem o que se lá mete.

Isto nos anos 80… porque nos dias de hoje, numa perspectiva mais alargada quase poderíamos dar-lhe razão à sua pergunta.

Isto porque, o mesmo cidadão comum que não sabia nada de CEE, o mesmo que ouvia falar em disco rígido, rato (e percebia que não era o das batatas), Windows e internet, hoje, mesmo não tendo tecnicamente muitos conhecimentos sobre o assunto, dificilmente consegue viver sem um computador e sem a ligação milagrosa que à distância de um clique nos dá respostas que não pusemos lá, ou nem fazíamos ideia da sua existência.

Isto para dizer que também as associações de Bombeiros, e também a nossa, dificilmente se desenvolverão se não aproveitarem ao máximo as tecnologias de informação disponíveis. Por isso, aqui estamos; Aqui estamos com uma página, ou um sítio, que pretendemos que sirva tanto para a comunicação do e com o exterior, mas também e sobretudo, como uma plataforma interna de trabalho, que nos permita estar mais perto, mais informados e por isso melhor preparados para a actividade que desenvolvemos.

Por isso tem uma área de acesso restrito, disponível apenas a pessoas ligadas directamente à Associação (Corpos Sociais e Corpo de Bombeiros). Porque a associação é dos sócios, esperamos num futuro breve ter uma área exclusiva para eles.

A página é o que é possível neste momento, sem grande (ou com quase nenhum) investimento.

Apenas com o apoio da Câmara Municipal, nas pessoas do João Paulo e do Nuno, a quem agradecemos.

Esperamos que venha a ser do agrado, e consiga o que se propõe.

Temos a noção da sua pobreza inicial, mas sabemos que com a ajuda de todos, será enriquecida e melhorada.
Obrigado pela visita; Obrigado sobretudo pela crítica construtiva, pela sugestão ou contributo que pode deixar através do E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

O Presidente da Direcção,

Luís Carriço

 

Categoria: /